A deputada estadual Cel. Fernanda (PL), presidente da comissão externa que acompanha a situação dos povos Yanomamis, criticou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) por impedir parlamentares de visitarem aldeias sob a justificativa de que nem todos estariam vacinados contra a Covid-19.
Segundo a deputada, a exigência dificulta o trabalho de fiscalização diante de denúncias graves, como desnutrição infantil e avanço da malária. A declaração foi dada em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 16 de abril.
“Se eu tenho um exame médico dizendo que eu não tenho COVID, eu estaria apta, não é isso? Não, mas eles querem que eu vacine a COVID. Eles querem que eu vacine um monte de coisa, que eu tenho que entregar um monte de documento, sendo que eu tô indo lá para verificar uma denúncia. Então, assim, não é não é justo, [...] não vou lá para passear, eu vou lá trabalhar”, afirmou.
Cel. Fernanda também fez um requerimento à Funai, pedindo esclarecimentos sobre a visita recente da atriz Angelina Jolie ao Xingu, questionando se ela cumpriu as mesmas exigências.
Veja vídeo: