Cuiabá, 20 de Abril de 2025
DÓLAR: R$ 5,82
Icon search

CUIABÁ

Política Domingo, 20 de Abril de 2025, 14:19 - A | A

Domingo, 20 de Abril de 2025, 14h:19 - A | A

VEJA VÍDEO

Gilberto rebate críticas de deputados a secretários que fazem política: "Isso é uma besteira, deputados têm estrutura"

Da Redação

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, considerou como "besteira" a reclamação de alguns deputados sobre uma disputa desigual com secretários de Estado que pretendem pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa. Alguns parlamentares lembram que eles deixam de ser técnicos e passar a fazer política com a estrutura do Governo.  

"Parece que a Constituição permite isso e a legislação eleitoral também. Será que todos os deputados estaduais que estão aqui sempre foram parlamentares. Nenhum deles exerceu a função no Executivo ? Será que não tem nenhum que já foi governador ou prefeito, que virou deputado ? O inverso pode ? Quem está no Executivo não pode virar Legislativo, mas quem está no Legislativo pode virar Executivo ?", questiona ele.

Gilberto que é suplente de deputado estadual pelo União Brasil, se articula para disputar novamente uma cadeira na AL em 2026. Ele lembra que quando foi convidado para ser secretário de Estado estava como vereador de Cuiabá. "Não nasci dentro do Governo do Estado, mas eu acho que é direito de cada um e aqueles que pretendem ser vão entrar em uma disputa. E essa questão de disputa injusta, [não existe] porque quem está dentro da Assembleia Legislativa tem toda uma estrutura a sua disposição, inclusive salarial. Porque um servidor público quando pretende ser candidato ele tem que deixar o cargo no mínimo 6 meses sem ter remuneração de secretário para poder disputar, então, isso é besteira", comentou. 

Gilberto falou que não viu este movimento por parte dos deputados. Entretanto, um deles que reclamou foi o deputado Eduardo Botelho (União). 

“Não, eu avalio como natural, quem tá lá, quem tá trabalhando, acaba vindo candidato. A única coisa ruim é quando diz que é uma secretaria puramente técnica, quena verdade não é. Se o cara vem candidato, não é uma secretaria técnica, é uma secretaria também política. Vamos parar de dizer que é uma secretaria técnica, é uma secretaria política”, disse Botelho.

VEJA VÍDEO: 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá MT, 20 de Abril de 2025